O CEMITÉRIO DO ARAÇA PERTENCE A PREFEITURA DE SAO PAULO. SITE PRIVADO, NAO POSSUÍMOS VINCULO COM O CEMITÉRIO

Sobre o cemitério araça

Localizado entre os bairros de Pinheiros e Pacaembu, o Cemitério do Araçá foi fundado em 1887, sendo um dos maiores e mais tradicionais de São Paulo.

Com a superlotação do Cemitério da Consolação e diversas famílias da região, principalmente imigrantes italianos pleiteando um local para sepultamento de seus entes queridos, a prefeitura de São Paulo viu a necessidade da construção de um novo cemitério na região.

Está a apenas 1 km de distância do Cemitério da Consolação, e localizado em uma das áreas mais nobres da cidade, considerado como uma necrópole de “elite”.

Tem uma área total de 222 mil metros quadrados, com suas construções monumentais e repleto de enormes e belas esculturas em seus Mausoléus, sendo esculturas egípcias, anjos, serafins e querubins.

Velório

O Velório Cemitério do Araçá foi construído com o intuito de facilitar a realização do velório para as famílias e amigos dos que partiram.

Sendo então realizado de forma mais honrosa e digna, visto que antigamente eram realizados nas próprias residências.

O local possui uma ótima estrutura, passou recentemente por reformas para aprimorar suas salas. Atualmente conta com 8 salas para a realização do velório, sendo amplas e de ótima iluminação.

Além disso, o Velório Cemitério do Araçá, possui em sua estrutura:

Banheiros
Capela
Carros elétricos para transporte do corpo e familiares no momento de realizar o sepultamento.

Funciona 24h por diariamente, e tem como tempo limite para a realização do velório uma duração de 24h após o momento do falecimento, mas podendo ser estendido de acordo com o serviço funerário e seus critérios.

Importância do Velório
Tem sua importância em torno dos aspectos religiosos, além de ser um dos momentos que os familiares e amigos podem realizar suas despedidas em memória do falecido.

História

Com a crescente dos imigrantes na cidade, e a superlotação do Cemitério da Consolação, era de extrema necessidade a criação de uma nova necrópole na região.

Em seu início foi um cemitério que era representado por ser uma alternativa mais econômica para a população, mas logo com o passar do tempo se tornou um cemitério considerado de “elite”.

O nome que foi dado, veio devido ao cemitério estar situado em uma região repleta de árvores, e tendo sido construído no local onde ficava a antiga Estrada do Araçá, que tinha tal nome por essa região ser repleta das árvores de Araçá.

Curiosidades 

Mausoléu da Políci Militar 

Construído em 1950, o local abriga o Mausoléu da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde são sepultados apenas os policiais mortos em ação pela corporação.

Santo Popular do Local 

João dos Santos Franco, foi sepultado no local em 1946 com apenas 2 anos de idade, conhecido popularmente como “Menino Guga”, diversas pessoas visitam seu túmulo para realizar orações e pedidos.

A lenda popular em torno do menino, conta que com apenas 6 meses ela já falava, e aos 2 anos de idade começou escrever, tendo inclusive previsto sua morte.

Era sobrinho de duas figuras importantes da época, o casal Dona Felícia e Estanislau, que fundaram a Associação Brasileira de Umbanda. Ao passar pelo túmulo da família é possível observar a diversos pirulitos, brinquedos e balas que são oferecidos ao “Menino Guga”.

Cemitério do Araçá e o Futebol

Localizado próximo ao estádio do Pacaembu, há diversos relatos por parte dos funcionários do local, que durante partidas de futebol viam torcedores acessando o cemitério para encurtar o caminho até o estádio.

Além disso, diversos personagens importantes do futebol está sepultados no local, tais como:

Dener (Ex-jogador da Portuguesa)

Félix Mielli Venerando (Campeão do mundo em 1970)

Vicente Feola (Técnico da seleção em 1958 e 1966)

Localização

Avenida Doutor Arnaldo, 300 – Pacaembu

O cemitério está localizado perto de vias importantes da cidade, como:

Avenida Paulista

Avenida Consolação

Avenida Rebouças 

O local não possui estacionamento próprio, porém existem diversos em seu entorno, principalmente na Avenida Doutor Arnaldo.

Podendo também utilizar itinerários de ônibus que saem de regiões como:

Centro

Barra Funda

Vila Madalena

Ainda há a opção de acessar o cemitério utilizando a estação de metrô Clínicas.

Horário de Funcionamento

Cemitério: 7:00h às 18:00h – Todos os Dias

Velório: 24 horas

Equipe pronta para atender

Perder alguém é um acontecimento muito marcante e doloroso. A despedida inicia o período de luto, cheio de lembranças e reflexões. Nossa equipe está pronta para lhe atender e auxiliar nesse momento.

velorio

Sepultamento

O serviço funerário é realizado com total respeito e profissionalismo por empresas especializadas. Esse serviço consiste em realizar o transporte de falecidos para os cemitérios e organizar velório, enterro ou cremação em locais devidos.

carro-solar

Translado e Remoção

Nossa funerária é homologada para transportes funerários aéreos para qualquer parte do Brasil. Contamos também com motoristas altamente treinados para translados terrestres em todo o Brasil. Cuidamos de todos os documentos para o transporte, além dos serviços funerários.

doacao

Tanatopraxia

É uma técnica avançada de conservação física pós-falecimento, efetuada por técnicos altamente qualificados, em laboratório próprio com técnicas avançadas de conservação

caixao

Urnas

Escolha uma urna personalizada e promova uma despedida neste momento delicado de luto.

LIGUE AGORA, ESTAMOS PRONTOS PARA LHE ATENDER

Aviso Legal

O CEMITÉRIO DO ARAÇA PERTENCE A PREFEITURA DE SAO PAULO. SITE PRIVADO, NAO POSSUÍMOS VINCULO COM O CEMITÉRIO